domingo, 16 de setembro de 2007

Padrões de Projeto: O que são e pra que servem?

Quando começamos o projeto em Action Script 2.0, começamos a ter problemas com o Flash, já que não tínhamos prática para montar um projeto mais robusto. Foi quando o Douglas (naquela época o Mário não estava ainda com a gente) começou a recorrer aos grandes fórums sobre o assunto, para resolver problemas de boa programação. Depois das 4 primeiras respostas, o meu mundo mudou completamente.

Devido à troca de endereço, a versão completa desse artigo pode ser encontrada aqui: http://nusseagora.blog.br/padroes-de-projeto-o-que-sao-e-pra-que-servem/

5 comentários:

Douglas disse...

Quando se aprende a usar um padrão de projeto, você percebe a beleza na POO!

Muito bom o artigo! Se tem algum conselho que posso dar pra quem ta começando é o seguinte: conheça, leia, treine muito e aprenda efetivamente UM padrão por vez. Não se confunda com as dezenas de padrões que existem. Se isso acontecer, você vai acabar nunca usando nenhum.

-Douglas

Mário Marinato disse...

Ótimo artigo, Frossard, ficou porreta. Mas me permite uma correção?

Primeiro, quando você diz que os padrões de projeto foram "realmente implmentados" por Kent Beck e Ward Cunningham. Na verdade, eles não foram implementados, foram sim catalogados formalmente.

Exatamente por serem padrões, já eram coisas que tinham sido implementadas várias e várias e várias vezes. O trabalho deles foi apenas de ter o estalo:

- Puts, já notou que todo mundo resolve esse problema deste mesmo jeito? e este aqui também? e este? e este?
- É mesmo!
- E se a gente escrevesse um livro catalogando isso e ganhasse uma grana boa em cima!?

O resto é história.

Acho importante ressaltar isso porque senão os novatos (nós) podem acabar pensando que podem "inventar" um padrão novo, quando "padrão novo" é um pleonasmo tão feio quanto "subir pra cima".

Tiago Frossard disse...

Corrigido o artigo, Mário. Valeu pelo toque.

Anônimo disse...

Excelente post! Eu sou meio (quer dizer muito) capenga nesta área, admito que meus código estão inclinados para a POG, mas espero mudar daqui pra frente.

Abraço!

Tiago Frossard disse...

Então Romulo. Se você escrever alguma coisa sobre o assunto, me avisa pr'eu linkar aqui.