sábado, 25 de agosto de 2007

Um por todos e todos por um: as diversas profissões necessárias para fazer um jogo (parte 1)

Um GRANDE erro recorrente quando falamos em desenvolvimento de jogos é achar que basta aprender a programar para tirar aquela idéia da cabeça e trazê-la para a realidade.


Devido à troca de endereço, a versão completa desse artigo pode ser encontrada aqui: http://nusseagora.blog.br/um-por-todos-e-todos-por-um-as-diversas-profissoes-necessarias-para-fazer-um-jogo-parte-1/

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bons ambos artigos Tiago, só um adendo, a questão do game designer pelo que tenho lido se desenvolve de uma forma diferente na parte mais amadurecida da indústria

essa figura de game designer como o grande criador, líder de equipe e dono das idéias meio que tem caído por terra, hoje o design se tornou um braço da produção ao lado da Arte e a Programação, vide os diversos ramos e especializações dentre a area de design:

-System Designer
-Level Designer
-Mechanics Designer

e até umas bem específicas
-MMO Economy Specialist
-Item Designer


Hoje os games tomaram um tamanho que são necessárias equipes inteiras para formular todo o design de um game, principalmente em títulos multiplayer, que visam uma vida útil mais longa (tanto MMOGs quanto FPS/RTS multiplayer não massivos)

Já a parte de roteiro, história e todo o mundo em que um game se passa, costuma ir pras mãos de um "Writer", pelo menos na grande indústria, o Design se encarrega mais da parte conceitual e ludológica mesmo.

Digo isso com base nas vagas de jobs que surgem em sites renomados como Gamasutra.

Tiago Frossard disse...

Sem dúvidas cara. É aquilo que eu disse no fim do artigo: tudo depende muito do tamanho do projeto e do dinheiro que se tem disponível. Programadores podem se dividir em inúmeros subgrupos, Analistas podem se dividir em inúmeros subgrupos, Gerentes pode mse dividir em inúmeros subgrupos, mas não quer dizer que seja assim em tds os projetos.

Eu tentei falar o menos especificamente possível, visto que a maioria dos iniciantes ainda chama q basta programar prá fazer um jogo.

De qualquer jeito, brigadão pelo comentário. Foi muito válido e só adicionou conteúdo à matéria. Continue participando, pois só assim a gente consegue fazer o Nuss crescer.