quinta-feira, 2 de agosto de 2007

O Jogo

Bom, anteriormente eu falei do Jogo mas não disse nada sobre ele. É por isso que esse post vai ser dedicado a esse projeto que tem teimado em acabar com os miolos.

O Jogo era, inicialmente, de estratégia estilo Worms ou GunBound: simples, mas podendo ser expandido quase que infinitamente. Mais do que isso, o Jogo estava fácil de implementar, de ser programado e ver o mercado. Isso era o q pretendíamos fazer, mas eu não estava satisfeito com sua simplicidade.

Foi aí que tive a idéia de transformá-lo em um tipo de estratégia diferente. Sabe aquela estratégia isométrica que o Final Fantasy Tactics popularizou? Pois então, resolvi que era aquilo que iríamos fazer. Criei vários sistemas de magias, ação/reação, árvore de profissões e toda a porrada de coisas que vocês possam imaginar. O jogo passou a ser para redes locais, na arquitetura chamada peer-to-peer, onde um computador se conecta diretamente com outro computados, como nos programas de transferência de arquivos Emule e KaZaA.

Aquele design inicial que estava simples e fácil de fazer virou um design complexo, muito profissional e complicado de ser implementado. Naquela época, o importante era que eu estava feliz com o que tínhamos em mãos, mesmo sabendo que seria difícil de ver o projeto alcançar a luz do dia.

Isso tudo aconteceu antes de cursarmos a matéria Projeto Final I. Estávamos adiantando o máximo que podíamos, já que a empreitada era mais complicada que o padrão na faculdade e sabíamos que teríamos que correr muito atrás por nós mesmos. No final desse mesmo semestre já tínhamos o design e toda a interação jogador-Jogo definidos. Faltava uma coisa: um membro no grupo.

No início do semestre seguinte, adicionamos esse membro extra, o que inchou ainda mais o design: O jogo, que era 2D, de sprites - desenhos, como nos jogos de Super Nintendo -, virou um jogo 3D, de vetores – imagens como nos videogames de última geração. Isso foi talvez a pior coisa que pudesse ter acontecido, pois descobrimos tarde demais que era IMPOSSÍVEL fazer uma coisa com metade da qualidade visual que conseguiríamos com sprites. Aquele design feito anteriormente foi pro espaço, sendo necessário refazer e repensar muito do que já tínhamos em mãos.

Passando 1 ano, terminamos por voltar ao grupo original. Aquele primeiro design foi buscado novamente, mas agora tínhamos também um servidor com acesso diferenciado para jogadores em determinados níveis. Tínhamos em mãos um jogo perfeito, mas será q ele era viável? Será que do alto de nossa nula experiência, conseguiríamos fazer um jogo assim?

Na próxima, vou falar sobre os problemas de um design perfeito, mas muito além daquilo que a gente consegue fazer. É o que eu chamo de um Design Inchado. Então gente, até lá.

Nenhum comentário: