quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Nuss... E Agora?!?

Quando, há uns semestres atrás, eu me vi na reta que precede o Projeto Final da faculdade, não consegui pensar em mais nada que não fosse fazer um jogo. Desde criança eu sempre fui maluco por esse tipo de coisas, sempre entendi muito bem sobre o mercado, sobre as inovações. Sempre vi o que dava certo e o que dava errado, sempre procurei os porquês dos sucessos ou fracassos. Passei por centenas de jogos, do Atari ao PS2, tinha certeza que conseguiria fazer algo de qualidade. E isso martelou na minha cabeça até que eu reunisse o grupo e caísse dentro do trabalho.

Pois foi aí que eu vi que eu não sabia NA-DA. Ou melhor, eu sabia sim. O que me faltava era a EXPERIÊNCIA. Sabe aquele “Ih, isso já aconteceu comigo. Resolvi assim, assim e assim”? Sabe aquele “AAAAAAhhh não, mas isso não se faz assim, senão vai causar os problemas tal, tal e tal”? Pois então, era isso que eu não tinha. Eu sabia muito do mercado, mas não conseguia organizar esse conhecimento. Eu sabia muito de análise, mas não conseguia implementar aqueles diagramas todos. Eu sabia muitas coisas maneiras para colocar no jogo, mas não conseguia codificá-las. Eu sabia muito, mas não conseguia nada.

Se eu tivesse tido uma ajuda, um ponto de partida, tudo seria mais fácil. Se eu tivesse alguém pra me explicar como fazer uma Game Bible, como implementar o padrão Singleton ou como fazer o controle de uma arena isométrica, tudo teria sido mais rápido e fácil. Depois de um tempo pensando, me veio aquele estalo: “Já que ninguém fez por mim, por que não fazer por alguém?”

Foi assim que nasceu a idéia de publicar o Blog, um meio fácil de alcançar o pessoal que está tendo esse monte de problemas de iniciantes. Eu vou estar focado no desenvolvimento do meu jogo (que agora não é mais só meu), mostrando pra vocês todos os problemas que encontrarmos durante seu desenvolvimento e, melhor ainda, como resolvemos cada um deles.

Vou falar de códigos, de Flash, de Programação Orientada a Objetos, UML, de Padrões de Projeto, de Game Design, de eBusiness... Ou seja: tudo aquilo que paira ao redor do desenvolvimento do Jogo (vou chamar o projeto assim daqui pra frente) Sempre de uma forma descontraída e fácil de entender, pra que todos que leiam possam extrair o máximo possível.

Lembrem-se que as soluções podem até não ser as melhores práticas, mas aqui estaremos abertos à discussão das respostas. Por que você faria diferente? Adicionaria alguma coisa? Divida com todos nós o que você pensa sobre isso.

Aqui também falarei um pouco sobre o grupo que está apostando nesse sonho, além de comentar sobre Jogo em si: O que ele era e como ficou, que tipos de alterações pretendo fazer no design e como faremos isso funcionar. Mas isso fica para os próximos artigos. Até a próxima!

7 comentários:

Mário Marinato disse...

Boa sorte na empreitada, Frossard. E bem vindo ao mundo dos blogs.

Unknown disse...

Legal, curto essa área também e vou acompanhar.

Tiago Frossard disse...

Valeu gente. E mais que só acompanhar, participem! Deixem comentários, perguntas, pedidos e sugestões que todos serão atendidos na medida do possível!

RodF disse...

Gostei deste blog, recomendarei ele no meu blog e desejo boa sorte a você e aos seus colegas nessa empreitada.

Desculpe remover a mensagem acima. Depois que posta não dá para editar o post.

Anônimo disse...

Bem, apesar de ler trocentos blogs, não sou muito de comentar, mas esse merece, pois me identifiquei realmente. Sou formado em Análise de Sistemas, sempre tive vontade de aprender sobre jogos, mas sempre faltou aquele "pontapé inicial". Parabéns pela iniciativa!
Agora, você pediu comentários e sugestões, então lá vai:
1) Título do blog: muito regionalista, pouco descritivo. Quem lê o título, não tem idéia sobre o que trata. Se eu tivesse visto em uma busca pelo google, passaria por cima sem olhar duas vezes.
2) Seu público não está bem definido. Ao ler os posts, fiquei com a impressão de você quer alcançar a todos, nerds e neófitos. Talvez seja um ponto fraco: ao tentar agradar todos, pode acabar não agradando ninguém. Você começou explicando os conceitos básicos, mas vai chegar um momento em que essa base não será suficiente para ententer alguns pontos mais complexos, e talvez você tenha que omiti-los, deixando de passar dicas valiosas para os mais interessados em maior profundidade. Minha opinião seria focar mais no pessoal da área, que estaria interessado no caminho das pedras, mas mantendo o tom simples e didático, de forma a não afastar os "de fora", que poderiam passarpor cima da parte mais técnica sem prejuízo do entendimento. De qualquer forma, o blog está no início, acho que você está ainda "acertando a mão" e desenvolvendo a identidade.
3) Por falar em identidade, sem desmerecer, acho que merece um layout melhor. ;)
No mais, li tudo de uma vez, devidamente assinado e se escrevi isso tudo, acredite que é porque espero verdadeiramente que tenha sucesso nessa empreitada!
Mais uma vez parabéns e boa sorte!
Obs: Só alguém da área de exatas para fazer lista numerada em um comentário de blog, não? heheheh

Tiago Frossard disse...

Fala Gustavo. Valeu pelos comentários, cara. Só com a visão externa que o Nussa pode crescer.

Prá responder à sua lista numerada, vou escrever a minha lista numerada.

1) O nome foi um problema. Eu queria outra coisa, mas não rolava disponibilidade. Tive que ficar com algo que tivesse a ver com a idéia do blog e, no fim, ficou isso mesmo. Trocar agora seria inviável, por causa da divulgação.

2) O foco do blog é quem nunca fez um projeto e não sabe por onde começar. Não que as dicas que eu darei aqui não sejam valiosas para pessoas mais avançadas (sim, vou falar de padrões de projeto e coisas do gênero), mas é que eu tô cansado de ver todo mundo falando prá gente que já sabe.

VocÊ está certíssimo quando diz que essa base inicial não será suficiente para entender o que virá à frente, mas também temos que convir que ninguém vai aprender programação simplesmente lendo artigos na internet. Eu tento ser o mais genérico possível, explicando ao máximo sem código. Dessa forma, os conceitos dados aqui podem ser 100% utilizados por todos os que estão aprendendo, não somente aqueles que sabem Java (como acontece nos livros de UML).

Isso, claro, é o que eu inicialmente pretendo fazer. Com o crescimento da participação, pode ser que as pessoas peçam coisas mais avançadas.

Como você disse, ainda tô definindo a identidade, pois não sei bem quem está freqüentando, já que poucas pessoas comentam deixando sua experiência. A idéia é atender aos pedidos, sejam de iniciantes ou outro grupo que passe a freqüentar o Nuss.

3) Concordo plenamente com o problema do design. Procurei várias coisas na net, mas nada era o q eu esperava. O problema é que eu não sou art designer, não há condições de fazer algo maneiro na parte gráfica. Portanto, quem tivé à fim de montá interfaces e mandá prá uma avaliação, pode ficá à vontade =P

Anônimo disse...

Quanto ao título, quando estava escrevendo o comentário, pensei nisso, mas acabei esquecendo de escrever. Realmente, foi mais como feedback, agora seria inviável a troca.

De fato, como eu disse, alguns posts deram a idéia de que seria um blog para não-geeks, ou seja, as pessoas normais. :) Por isso, fico muito feliz em saber que o foco será realmente técnico, com alguns momentos "be-a-bá" pro pessoal acompanhar, torço ainda mais que dê certo.

Também não sei nada de designer, senão você teria um layout agora, esperemos que alguma boa alma se solidarize!

Grande abraço!