quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Orientação a Objetos: Q raios é isso!? (parte 1)

Hoje eu vou falar do paradigma de programação que escolhemos para fazer o Jogo, a Orientação a Objetos. Ela começou lá pela década de 60 acompanhando uma tal Engenharia de Software, que falava, na época, sobre os problemas que os programadores teriam com a crescente complexidade dos programas.

Devido à troca de endereço, a versão completa desse artigo pode ser encontrada aqui: http://nusseagora.blog.br/orientacao-a-objetos-q-raios-e-isso-parte-1/

5 comentários:

Rafael Lima disse...

Adorei a matéria. ^.^

Tem um porem nisso tudo.
Eu venho estudando alguns livros e tutorias pela net
e pelo que eu li (não tenho como cita referencias por não lembro "X(" ) A programação orientada a objetos veio em meados da década de 80, com os primeiros computadores de interface (Aple).

Não sei se estou enganado.
Mas o resto ta excelente parabéns.

Tiago Frossard disse...

Bom, o Simula é tido por alguns como a primeira a introduzir os conceitos de orientação a objetos, como Objeto, Método Virtual, Classe e alguns outros. Dessa forma, toma-se a década como início do paradigma.

Mais tarde, lá prá 70, o Smalltalk surgiu como a primeira linguagem caracterizada "Orientada a Objetos". Levando em conta que o Smalltalk-80 foi liberado para algumas companhias (entre elas, a Apple), eu acho q respondo a tua dúvida.

Rafael Lima disse...

Agora sim ta tudo explicado...

Bettina disse...

Bela iniciativa, Tiago!
Estarei sempre por aqui, prestigiando o blog.
Abração!

Anônimo disse...

Caralho, parece que tão explicando pra retardado.