sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Quem vai jogar?

Antes de pensar no design do seu jogo, é importante saber responder uma pergunta simples: Quem vai jogar? Saber a quem se aplica o design que você está criando é tão importante quanto fazê-lo de forma bem feita. Devemos encontrar o máximo de características que possam nos encher de idéias para esse design. Algumas delas (que serão abordadas aqui) são:


Devido à troca de endereço, a versão completa desse artigo pode ser encontrada aqui: http://nusseagora.blog.br/quem-vai-jogar/

3 comentários:

Aroldo disse...

Eu sempre achei que um Designer deve estar atualizado nas tendências dos jogadores, indo atrás e fazendo pesquisas. Os Developers de World of Warcraft são ativos nos fóruns, lendo tudo que escrevem sobre, tudo que pedem e tudo o mais, e respondendo ativamente também. Ter as mãos na massa e ir atrás é muito importante, na minha opinião.

Tiago Frossard disse...

Aroldo, isso é tão elementar que chega a passar despercebido.

Não há a menor sombra de dúvidas que ninguém que saiba mais o que o jogo precisa que os jogadores, mas as empresas tendem a negligenciar isso.

Exemplo: o Tibia tem caído de popularidade por causa da falta de gamemasters e há anos reclamam disso.

Aroldo disse...

Pois é. Grandes developers tomam tombos espetaculares de vez em quando por falta de público, mesmo o jogo sendo excelente por si só. Mas pena que não é só o jogo que faz a si só. Se fosse, não teríamos Counter-Strikes por aí ainda =P