sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Organizando os pensamentos com um Mapa Mental

Sabe quando a gente ta cheio de coisas na cabeça e precisa documentar, mas não sabe por onde começar? Sabe quando a gente tem um brainstorming em mãos e tem que organizar aquilo tudo? Sabe quando queremos mostrar o passo-a-passo de um jogo? Para esse tipo de coisas, vou mostrar-lhes o Diagrama de Mapeamento Mental, Mapa Mental, ou Mental Mapping Diagram. O nome é pomposo, mas o diagrama em si é a coisa mais simples de ser feita, pois não pode atrapalhar seu fluxo de raciocínio: é pensar numa coisa e inserir um nó relativo à ela.

Devido à troca de endereço, a continuação desse artigo pode ser encontrada no endereço http://nusseagora.blog.br/organizando-os-pensamentos-com-um-mapa-mental/

3 comentários:

Claudia Pessanha disse...

timo post Tiago, esta de parabéns! Eu já havia lido o seu post la no mundo IT. Me ajudou bastante! :D Eu já tinha visto muitos desses diagramas, mas ainda não havia utilizado. Baixei a ferramenta e vou brincar um pouquinho aqui com ela! Bjs.

Tiago Frossard disse...

Muito bom que tenha gostado, Claudia. Espero que a matéria seja útil em alguma coisa!

Quanto à ferramenta, ela é muito boa. Você vai ver como é simples criar um diagrama desses. Nota 10 pro pessoal que idealizô a FreeMind.

Agora, me responde uma coisa: que história é essa de "mundo IT"???

Claudia Pessanha disse...

Eu testei a ferramenta e adorei! Realmente é muito fácil a utilização.

Mundo.IT é um blog de TI (http://www.mundo.it/blog/), que acompanho a algum tempo. :D